Áreas de Pesquisa

Fundamentos matemáticos

Álgebra linear
Analise combinatória
Cálculo diferencial e integral
Cálculo numérico
Geometria analítica — o estudo de algoritmos para a resolução de problemas de geometria, ou que dependem da geometria.
Lógica matemática — lógica booleana e outras formas para a modelagem lógica de problemas.
Matemática discreta
Probabilidade e estatística
Teoria da informação
Teoria das categorias
Teoria dos grafos — fundações para estruturas de dados e algoritmos de busca.
Teoria dos números — teoria para a definição de provas a conjunto dos números inteiros, usada em criptografia e no teste de inteligência artificial.
Teoria dos tipos — análise formal de tipos de dados e seu uso para entender a propriedade de programas de algoritmos

Fundamentos de computação

Arquitetura de computadores — o desenvolvimento, a organização, a otimização e a verificação de sistemas computacionais.
Circuitos digitais
Complexidade computacional — definição de limites computacionais (sobretudo relativo a espaço e tempo) fundamentais em classes de computação.
Criptografia — aplicação da complexidade computacional, da probabilidade e da teoria de números para a criação ou quebra de códigos.
Estrutura de dados — a organização e as regras para a manipulação de informação.
Linguagens formais — estudo de modelos para especificar e reconhecer linguagens de forma geral.
Métodos formais — o uso de abordagens matemáticas para descrever e formalizar padrões de desenvolvimento de software.
Pesquisa e ordenação
Projeto e análise de algoritmos — complexidade computacional aplicada aos algoritmos
Semântica formal — estudo da especificação do significado (ou comportamento) de programas de computador e partes de hardware.
Teoria da Computabilidade — definição do que é computável utilizando-se os modelos atuais, definindo as possibilidades teóricas da computação.
Teoria da computação
Teoria dos algoritmos de informação
Teoria dos autômatos

Equipamentos eletrônicos

Robótica — o controle do comportamento de robôs
Sistemas digitais

Tecnologia da computação

Banco de dados
Compiladores — tradução de algoritmos entre diferentes linguagens de computador, geralmente de uma linguagem de alto nível, mais abstrata e legível para seres humanos, para uma linguagem de baixo nível, mais concreta e voltada para o computador digital.
Computação gráfica — geração sintética de imagens, e a integração ou alteração visual de informações visuais do mundo real.
Engenharia de software
Inteligência artificial — o estudo e a implementação de sistemas que exibem um comportamento autônomo inteligente.
Processamento de imagens — a obtenção de informação a partir de imagens.
Rede de computadores — algoritmos e protocolos para a comunicação de dados confiável entre diferentes sistemas, incluindo mecanismos para a identificação e correção de erros.

Ciência da Computação Aplicada

Álgebra computacional
Especificação de programas
Estrutura de dados
Interação homem-computador — estudo sobre a utilidade e usabilidade de computadores, tornando-os acessíveis às pessoas.
Otimização combinatória
Planejamento automatizado[3] — estuda o processo de deliberação por meio da computação
Programação de computadores — o uso de linguagens de programação para a implementação de algoritmos.
Reconhecimento de padrões
Recuperação de informações
Redes de Petri
Redes neurais
Redes semânticas
Segurança de computadores
Sistemas multiagentes
Tolerância a falhas
Vida artificial — o estudo de organismos digitais.

Organização dos sistemas computacionais

Computação distribuída — computação sendo executada em diversos dispositivos interligados por uma rede, todos com o mesmo objetivo comum.
Computação paralela — computação sendo executada em diferentes tarefas; geralmente concorrentes entre si na utilização de recursos.
Computação quântica — representação e manipulação de dados usando as propriedades quânticas das partículas e a mecânica quântica.
Sistemas operacionais — sistemas para o gerenciamento de programas de computador e para a abstração da máquina, fornecendo base para um sistema utilizável.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License